Paradinha: A falsa polêmica

A penalidade máxima, o velho e bom pênalti, somente deve ser cobrada quando, de alguma forma, alguém do time que está prestes a sofrer um gol impede de forma a ferir a regra do jogo, o gol adversário. Por isso, entendo que o tal espírito da lei, aquilo que o legislador entende como certo ao punir o infrator e beneficiar – ou melhor explicando, ressarcir o penalizado em seu direito, como sendo em beneficiar (ressarcir, como já disse) o que estava prestes a conseguir – no caso do futebol – o gol e de maneira ilegal lhe foi subtraído esse direito.

Por isso, a lei beneficia o cobrador, na teoria, representante daquele que estava prestes a conseguir o feito maior do futebol (o gol) e foi impedido, e penalizar – dificultando ao máximo – que o infrator consiga o intento de maneira ilegal. Por isso, se dificulta a defesa do goleiro e se tenta, de todas as formas, que aquilo que estava prestes a acontecer (o gol) aconteça.

Desta forma, não coaduno a opinião daqueles que querem acabar com a paradinha – ou paradona, como se optou em chamar os lances de panalidade máxima cobrados nos últimos dias. Acredito, que para que o espírito da lei seja cumprido, para que os infratores não levem vantagem, para que não se parem lances claros de gol com a infração, com a falta, com o anti-jogo, deve-se sim beneficiar o cobrador, o infrator – deve sim – ser penalizado. Não quero com isso dizer que o anti-jogo, a infração, a falta, deve ser banida do jogo, não, ela é parte do jogo, por isso existe um árbitro, existem as regras. Mas, a regra deve sempre beneficiar aquele que sofreu a penalidade.

Pobre goleiro?! Sim, mas problema dele. Que ele invente também maneiras de se ‘beneficiar’ da regra. Que se movimente na linha (o que é permitido), que atrase a escolha do canto ou que não o escolha; com isso – quem sabe – atrapalhe o cobrador e impeça o gol. Também é do jogo.

No mais, isso é choro de quem até o ano passado não viu problema algum em o Palmeiras não ter marcado a seu favor nenhuma penalidade até a última rodada do Brasileirão (extensamente denunciado por nós da mídia Palestrina). Esse ano a história se inverteu, e como não somos o ‘mais querido’ – pela mídia, a falsa polêmica se instalou.

Vida longa a paradinha. Ela faz justiça ao penalizado.

Dos que, ou de quem, ouvi defesa e ataque à paradinha somente o PVC pensa como eu. O restante se atém apenas à regra ou, em alguns casos, pedem que ela seja mudada, em defesa do goleiro. Só não entendem que isso beneficiaria o anti-jogo, o infrator…. O problema é que esses são os mesmos que defendem o futebol arte, o gol, a lisura. Coisa mais esquizofrênica. Vai entender!

É isso.

Anúncios

7 Respostas to “Paradinha: A falsa polêmica”

  1. Forza Palestra Says:

    Caro Ademir,A estocada do JK, veja você, aconteceu na coluna que ele assina na FSP. É ainda mais preocupante.Quanto ao assundo do post, concordo com você.Abraços

  2. Forza Palestra Says:

    Concordo também. Mas te digo que a tensão durante as paradinhas do Alex Mineiro é ainda maior do que nas cobranças habituais. A de domingo agora me deixou em estado de quase paralisia lá do outro lado.Sim, e ficamos 36 rodadas sem pênalti no ano passado e nada foi dito. A não ser por nós, claro.Abraços

  3. Raphaello Says:

    A Borboleta Ceni sai pelo menos um metro pra frente em cada cobrança de pênalti e ninguém fala. Só o Milton Neves. Porra de falta de assunto da imprensa essa parada (he he)

  4. Catedraldeluz Says:

    Ademir:O choro é livre! Reclame quem quizer. A verdade é que, mais uma vez saímos na frente e lançamos moda.Encontro “Goleiro” por aí, contrário à nova forma de bater penalti; dizendo ser injusta; mas … “Justiça é uma questão de ponto de vista”.”Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!

  5. Catedraldeluz Says:

    Ademir:O choro é livre!Reclame quem quiser!Haverá “Goleiro” achando injustiça, a nova forma de bater penalti. Mas … “justiça é uma questão de ponto de vista”.A verdade é que continuamos inovando no futebol. Até em cobranças de panalidades.”Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!”

  6. Catedraldeluz Says:

    Convite:”À luz da catedral”http://catedraldeluz.blogspot.com/Visite-nos e dê seu comentário. Ele é muito importante para nós.Ademir, assim como a “Forza Palestra”, mais uma ferramenta ao dispor da família alviverde.”Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!”

  7. Catedraldeluz Says:

    Ademir:Por problemas técnicos não sei se você receberá dois posts efetuados por mim, antes de meu convite. Queira desculpar-me. Volto a postar futuramente.”Construir para poder conquistar!Acreditar sempre!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: