Remember

Há pouco mais de um ano, exatamente no dia 5 de setembro de 2007, nascia o Forza Palestra. Resolvi á aquela época criar esse espaço porque havia escrito um texto criticando a forma omissa como a mídia vinha tratando os erros de arbitragem favoráveis ao time Leonor. Ninguém se dignou a publicá-lo, comentá-lo, sequer criticá-lo. Há época somente o PDT (site da mídia palestrina) o fez.

Então, resolvi – como ja disse – criar um espaço onde eu pudesse exercer o meu direito de me indignar, de dizer aquilo que acredito ser ‘a minha verdade’.

Um ano depois, muitos jogos depois, vários erros de arbitragem depois… Eis que, novamente, estamos às voltas com o mesmo problema e o mesmo beneficiado: o time leonor.

Então, nada mais atual que reavivar a memória daqueles que ainda insistem em dizer que ‘erros acontecem’ contra todos. Acredito que assim seja, mas o problema é que eles continuam a acontecer sempre contra a maioria, e a favor de um único ‘time’.

Eis o texto:

A ITALIANIZAÇÃO DE NOSSO FUTEBOL!!!

Ou, o apito cor-de-rosa

Há alguns dias vi no Blog do PVC uma matéria sobre os pontos reclamados por cada time e uma classificação se cada ponto fosse devolvido ao reclamante. Segundo os NÚMEROS o campeonato continuaria como estava, com a mesma classificação, com a diferença no número de pontos de cada time.

Pois bem, números são números, são frios. O que se faz com eles (e como se estuda esses números) é o importante, é o que faz diferença.

Há a famosa metáfora do frango e o PIB: existem duas pessoas e dois frangos. Uma delas come os dois, o outro morre de fome, mas na MÉDIA, cada um comeu um. Os números dizem isso.

Durante o segundo reinado, sob o mando de Dom Pedro II, o Brasil tinha 60% de sua população composta por negros livres, 30% de brancos e 15% de negros escravos. Ou seja, havia mais escravos livres que brancos livres. Durante esse período 15% dos professores brasileiros eram negros. Os irmãos Rebouças (um médico e outro engenheiro) eram consultores do Imperador. Do fim do Império até 1940 esses professores negros desapareceram. O que isso quer dizer? Depende. São apenas números. A análise que se fará desses números é o que importa e o que responderá os porquês.

Voltando ao futebol, e aos números, vale dois comentários sobre a matéria do PVC.

O primeiro é que uma rápida olhada nos mostra que NO MÌNIMO o campeonato estaria mais equilibrado, com a diferença do líder para os outros sendo menor.

O segundo comentário é que o momento dos erros importa bastante, pois se um time está para alcançar outro e é prejudicado dá uma sobrevida para aquele que está a sua frente. Além do mais estar a frente é uma vantagem enorme (desculpa a redundância, mas é isso mesmo), pois ‘caçar’ o outro é muito mais difícil que administrar a vantagem.

Me lembro do campeonato do Edílson. Aquele como esse tinha muita reclamação sobre arbitragens. A imprensa fazia seu papel e dizia que ‘erros acontecem’, se dando conta – só depois – de que havia mais que erros. Havia manipulação de resultados.

O que tudo isso tem a ver com a Itália ou com que eu estou clamando de ‘italianização’ de nosso futebol? Tudo. É que lá como aqui a imprensa diz – e sempre disse – que ‘erros’ acontecem. É que lá – aqui ainda não – há um ‘enorme equilíbrio’: ou dá Milan ou dá Juve (nada mais equilibrado que isso). Claro que acontecem algumas exceções (um título do Nápoli, um da Inter, a cada intervalo de seis ou sete dos outros dois). É que lá o equilíbrio vem daquilo que a imprensa convencionou a chamar de ‘time que tem estrutura’. Aqui isso está aparecendo agora. O que seria essa estrutura é o que não sabemos. O que sabemos é que por lá, depois de vários anos de ‘choradeira de perdedores’ e de ‘erros’ que acontecem, havia algo muito maior que ‘estrutura e choradeira’. Havia um ‘esquemão’ de compra de resultados, por parte dos vencedores, daqueles que quase nunca choravam, daqueles que tinham ‘estrutura’. Fiquemos atentos por aqui. Depois não vale dizer que todos fomos enganados!

Atual, não!?

Anúncios

Uma resposta to “Remember”

  1. Raphael Says:

    Grande Ademiro!!!!!!!E parabéns pelo primeiro de muitos anos do teu blogue!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: