De grandes e pequenos

Adaptada para o momento

Quando eliminamos as Putinhas do Nordeste da Libertadores publiquei essa carta dirigida aos torcedores do pequeno Sport, era – por coincidência – data de aniversário da fundação do minúsculo Sport Clube do Recife. O tempo sempre se encarrega de recolocar as coisas em seus devidos lugares. Ela, a carta, bem que poderia hoje ser dirigida aos torcedores do Atlético do Paraná.

Hoje, nós – o gigante Palmeiras – passamos de fase na Copa do Brasil e eles têm que amargar a eliminação da Copa do Brasil e a recente derrota no campeonato regional para outro verde, o Coritiba. Lembrem-se que aqui é Palmeiras, o campeão do século XX, que apesar de tropeços e fases ruins, é um gigante; vocês continuam a ser minúsculos, insignificantes no cenário nacional. Então, republico a carta para que eles não se esqueçam que aqui é Palmeiras. Aqui é time grande, lá – no máximo, um coadjuvante:

De grandes e pequenos

No futebol, como na vida, existem os grandes e os pequenos. No futebol, como na arte, existem os atores principais e os coadjuvantes. Vez ou outra os pequenos, os coadjuvantes, aprontam das suas e vencem o grande, como no mito de Davi e Golias, mas no final as coisas voltam ao seu devido lugar sempre e, invariavelmente, o grande vence o pequeno, o Golias derrota o Davi.

Muito se falou sobre o Sport Atlético do Paraná; que é time grande, que eliminaria o Palmeiras, que a Ilha de Lost Arena da Baixada intimidaria os guerreiros verdes… Ontem as coisas voltaram ao seu devido lugar: o gigante Palmeiras segue seu caminho de conquistas, de glórias, de derrotas e vitórias, de luta e superação, o minúsculo Sport Atlético do Paraná retorna à sua trajetória de apenas um time regional. Ou seja, o grande – mais uma vez – derrotou o pequeno. Assim é a vida, assim é o futebol.

A pequenez do Sport Atlético do Paraná – durante a primeira fase e o início da segunda – saltava aos olhos de todos, mas muitos não queriam enxergar, pois um time de futebol que tenta usar apenas fatores extra-futebol para tentar vencer tem como um de seus diretores uma figura como Guilherme Beltrão não pode passar nunca de um mero coadjuvante.

Vencer  Este ‘cidadão’ enxerga futebol como se fazia há 50 anos atrás intimidando, achando que apenas bastidores resolvem as coisas [não funcionam sempre]. Ledo engano, bastidores funcionam sim, mas há a ordem natural das coisas: grandes e pequenos.

A torcida do Sport Atlético Paranaense que compreende futebol na base da pressão, com foguetórios em hotéis, pedras em ônibus, ameaças via internet, é mais uma mostra de quem é o grande e quem é o pequeno nessa história. Aprenderam – espero que tenham aprendido, que respeito é o mínimo que devem a um gigante.

Finalmente, mas isso é de difícil compreensão para quem vê futebol apenas como ganhar ou perder, há o fator história. Não vou aqui listar a galeria de triunfos de nosso amado Palmeiras, apenas basta lembrar que somos a equipe brasileira com mais participações no torneio continental [libertadores] e que o venceu uma vez.

Então, saibam – desde aí de Curitiba do Recife, que somos gigantes não apenas por nossos títulos – que são inúmeros, mas porque sabemos o que representamos para o futebol nacional, continental e mundial. O futebol perderia muito sem o Palmeiras; em nada faria falta a não existência do Atlético Sport. Simples assim.

Forza Palestra!

Anúncios

Tags: , ,

3 Respostas to “De grandes e pequenos”

  1. Carol Says:

    Simplesmente SENSACIONAL!!!!!

    Obrigado! É sempre assim, invocam a história de Davi contra Golia e pensam que ela se repete todos os dias.

  2. Fancio Says:

    Nosso time esta uma merda, mas merecemos e mereceremos RESPEITO per sempre! Como voce mesmo diz: Simples assim.
    O texto é excelente. Valeu Ademir. Abs.

    Aqui é PALESTRA!!!

    É disso que se trata, queremos respeito, merecemos respeito… Quem cai no erro de nos desrespeitar e nos substimar sempre se dá mal.

  3. Luiz Carlos Says:

    Desnecessário comentário algum. Matou a pau!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: