Recomendo

Recomendar uma leitura é algo extremamente sério. Livros agradam alguns, desagradam a maioria. Forma, conteúdo, o tema a ser abordado, tudo é motivo de discussão e polêmicas. Por isso, sou extremamente parcimonioso quando indico algo aos meus amigos.

O livro “coadjuvantes”, de Gustavo Piqueira, que estou indicando a leitura, não é um sobre heróis, sobre vencedores; pelo contrário,  é a história de perdas e perdedores, é a história de anos e anos em que fomos sendo forjados nas derrotas, de anos e anos em que o Palmeiras foi – e nos transformou – em motivo de piada.

Porém, essa leitura nos lembra que ao fim descobre-se que nas perdas é que surgem os vencedores, pois é aí, nos momentos de dificuldade, que são criados os verdadeiros torcedores, aqueles que lá estarão sempre, se ganhe ou se perca.

Confesso que terminei o livro aos prantos, porque as situações e passagens narradas por Piqueira fazem parte do meu imaginário de torcedor Palmeirense. Cada derrota, cada ‘craque’ que não passava de um cabeça-de-bagre, não vingava, mas que eram a esperança de novos tempos, tenho em minha memória, da mesma forma que o autor.

Vale a pena a leitura!

Breve Sinopse:  Coadjuvantes é um romance que passa longe do tom piegas ou da piada fácil para nos mostrar as comédias e tragédias a que todos torcedores apaixonados ou não estamos sujeitos durante o percurso de descoberta e construção de nossa personalidade. Um livro sobre futebol sem craques, vitórias ou dados estatísticos. O amargo jejum de títulos vivido pelo Palmeiras entre 1976 e 1993 é aqui narrado sob a ótica de um torcedor comum que cresceu assistindo a infindáveis derrotas e humilhações sofridas por seu time, ao passo que sua própria vida parecia não experimentar melhor sorte.

Tags: ,

Uma resposta to “Recomendo”

  1. Recomendado | Gustavo Piqueira Says:

    […] aqui, em mais um ilustre blog […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: