Chega Felipão!

Nunca achei o Felipão um estrategista, pelo contrário, seus times – via de regra – vencem na bacia das almas, jogando feio, com sistemas de jogo bastante simples.

Também não acho o atual técnico do Palmeiras ultrapassado, mesmo porque o sistema adotado por ele no Palmeiras é idêntico ao jogado pelo São Paulo – só para ficar nesse exemplo – nos três últimos títulos ganho pelo time Leonor com Muricy Ramalho no comando.

O sistema adotado por ambos podem não agradar as pessoas, porém não dá para dizer que ele não exista e que é ultrapassado.

Já me indispus com vários amigos na defesa da Felipão. Para muitos amigos meus – a maioria, diria – o Palmeiras tem que jogar com menos volantes, ser mais ofensivo, jogar bonito. Tenho uma visão diferente do futebol. Para mim pouco importa se o time joga com um, dois ou dez volantes, o importante para mim é que os que lá estão honrem a camisa que estão vestindo e que o time faça o simples: vença os jogos, ganhe um campeonato ou outro.

Para mim teríamos um time vencedor com um comandante estilo Luis Felipe Scolari. Felipão sempre primou por ser duro com os boleiros dentro de campo, mas conseguia uni-los em torno de um ideal: vencer; construindo times, famílias. Essa, para mim, a maior falha de Felipão, ou seja, naquilo que ele é bom ele falhou. Dessa forma, não há mais – em minha opinião – a necessidade de manter Felipão à frente da coordenação técnica do Palmeiras.

Não questiono o comandante do Palmeiras por seu salário, não questiono pelo time jogar feito, não o faço por conta da falta de sistema de jogo (mesmo porque ele o tem). O cobro por falhar na montagem de equipes com alma, que lutem e honrem nossas tradições. Nisso, na falta dessa família, desse time, ele falhou ontem e vem falhando desde o ano passado. Ou alguém acha que aquela derrota humilhante para o Coritiba foi normal?

Meu pai, ao final de 2009 (o ano que insiste em não acabar) me disse que aquele elenco deveria ser todo demitido, pois não se perde um campeonato daquela forma se não há ‘igrejas’ no elenco. Para ele até Marcos deveria ter saído (se vocês acham que eu sou corneta é porque não conhecem meu pai).

Pois bem, exageros de meu velho à parte, aquele elenco deveria ter sido desmontado mesmo. Mas, porque estou falando daquele elenco? Falo porque esse atual elenco tem muitos jogadores remanescentes daquele fiasco contra o Coritiba e deveria, na época, ter sido desmontado também.

Bem, minha opinião é a seguinte: que a diretoria demita o atual treinador que vem falhando naquilo que tinha de melhor, e que haja uma reformulação nesse elenco a começar pelo atual guarda metas.

É inadmissível que sempre que aconteça um momento de decisão ele falhe. Foi assim contra o SCCP na semi do ano passado, foi assim ontem por três vezes. O bom goleiro é aquele que mesmo falhando assume seu erro, dá a volta por cima e no mesmo jogo – se preciso for – vai lá e resolve a parada. Pois bem, nosso guarda metas é tudo isso ao contrário, pois ele falha e se desestabiliza, levando insegurança para o restante do time.

Estou dizendo que a culpa da eliminação é do Felipão? Sim, Felipão é o culpado por todas as nossas eliminações, porque nelas – a maioria – tem um fator determinante: a falta de comprometimento do time. Não falta de futebol, mas de comprometimento com a causa.

Estou dizendo que a culpa da eliminação é do Deola? Sim, porque como eu disse é inadmissível que um time com a história do Palmeiras, e que conta com a tal ‘escola de goleiros’, tenha em sua meta um cara que falhe constantemente, que não saiba sair do gol, que se desestabilize à primeira falha. Não, não irei chamá-lo de Horácio, pois até isso já está ficando chato.

Poxa, dirá o amigo leitor, mas só o Felipão e o Deola? Não, meu caro leitor, o time todo, mas esses dois são o que de mais representativo temos dos últimos fracassos de nossa equipe: um que falha dentro e outro que falha fora de campo. Por mim haveria, como já disse, uma reformulação total do elenco. Aliás, deveria haver uma reformulação total do Palmeiras, a começar pelos nossos dirigentes.

Por fim, na quarta-feira teremos a sequência da Copa do Brasil. Primeiro jogo no Paraná e depois um jogo aqui, pelo jeito na Arena Barueri, por pedido de nosso técnico, pois – segundo ele – o Pacaembu não é nossa casa, e os jogadores e a comissão técnica não se sentem bem lá. Sobre isso tenho a dizer o seguinte ao senhor Luis Felipe Scolari: quem não se sente bem no Pacaembu, aliás, quem não se sente bem em cancha alguma ultimamente é a torcida do Palmeiras, por conta desses jogadores e dessa comissão técnica.

Chega Felipão!

Fora Deola!

Tags: ,

6 Respostas to “Chega Felipão!”

  1. gilmarleonardo Says:

    Caro Ademir.. concordo com seu texto, o time todo está inseguro.
    Desde 92 nao me preocupo com goleiro !! minha tranquilidade acabou desde aquele jogo contra o Fluminense na Arena Barueri, quando nossa torcida jogava coisas no Deola a cada defesa que o mesmo fazia. Desde aquela partida o promissor Deola se tornou o perseguido e inseguro Deola. Lamentavel. #semprepalmeiras Ainda temos a C.do Brasil.

  2. paulo loboda (@pauloloboda) Says:

    excelente leitura Ademir; em quase tudo tenho o mesmo pensamento. só tenho um grande desconforto em escrever algo do tipo “fora felipão”. mas os fatos mostram, como voce mesmo disse, que ele não está fazendo o que ele tinha de melhor. força palmeiras” . grande abraço. paulo loboda de jundiaí.

  3. Messias (@messiasneves) Says:

    Grande amigo Ademir. Excelente texto. O grande Felipão que tantas alegrias nos proporcionou ficou no passado. Devemos agradecê-lo sempre por isso, como tb o Luxemburgo (não estou comparando os dois, longe disso), mas só para ilustrar. Ambos estão no passado e é lá que devem ficar. Ontem de novo, já perdi as contas, vimos um time sem alma, sem gana de vencer, sem futebol, pra ser mais claro. Isso sempre se destacou nos times do Felipão, se não era na técnica, era na luta, mas vencíamos. Hoje não, nem isso temos mais. Nesse aspecto, a culpa é dele, só dele. Quanto ao Deola, assino embaixo,

    O Palmeiras precisa ser repensado, caminha perigosamente ao nível de uma Portuguesa. Temos um grave problema estrutural, crise de identidade. Isso culpo os dirigentes que sugam o clube há décadas.

    Fora Diretoria
    Fora Felipão e toda comissão técnica, incuindo o Geleano (o que ele faz?)

    Abraços

    Messias

  4. Rogério Ruffo Says:

    É ademir infelizmente temos que dizer que o Bigode ta tomando nó tatico de todo mundo… nem com 2 a mais não consegue vencer facil!!! Adoro o Bigode mas acho melhor ele sair já deu o que tinha que dar está desgastado e ultrapassado!!!

  5. Renato Lucchi Di Leo Says:

    Olá Ademir, concordo com sua coluna, e vou citar um fato, que serve de exemplo para o Palmeiras, quem acompanha futebol internacional sabe do que estou falando, é o caso do Chelsea no seu momento atual, o treinador André Villas-Boas, último treinador do clube londrino, custou caro ao clube, ganhava bem, mas não dava resultado, sabe por quê? A resposta é por que o elenco não gostava dele, a administração do Chelsea mudou, e deu chance ao interino Di Mateo, conclusão, o time melhorou muito no campeonato inglês, e está na semi-final da Champions, sendo que venceu o primeiro jogo por 1 a 0 em sua casa, e tem grandes chances de eliminar o melhor time do mundo, isso acontece, por que os jogadores gostam do cara, e estão juntos com ele, estão dando o sangue em campo, alguém vê isso no Palmeiras? Infelizmente não, o elenco do Palmeiras não tão ruim como falam, tem suas deficiências, mas se todos se esforçarem e as deficiências forem sanadas, o time volta a crescer, o problema é que tem que por um treinador que eles gostem, não adianta o Felipão ser campeão do mundo e ter sei lá quantos títulos, se os caras não gostam dele, agora se você por um interino que eles gostem, esse time vai ganhar alguma coisa, infelizmente não tem jeito, ou a diretoria agrada o elenco, ou então manda todo mundo embora e começa do zero, com novo treinador e jogadores, algo vai ter que mudar, isso certo, se não esquece Copa do Brasil, abraços

  6. Gerson Guarino Says:

    Ótimo texto Ademir ,muito coerente . Parabéns !

Deixe uma resposta

