Por uma metodologia séria de aferição do tamanho das torcidas de futebol
Por falta do que falar sobre o Palmeiras devido à Copa do Mundo, que aliás está bem interessante, vamos fazer algumas conjecturas acerca do tamanho das torcidas no Brasil.
Eu sempre disse que as pesquisas que apontam que equipe A é maior que equipe B (em número de torcedores) são falhas, pois se utilizam dos mesmos critérios e metodologias das pesquisas eleitorais, o que induz a erros estatísticos.
Pois bem, na falta de critérios e metodologias mais adequadas para a aferição do tamanho das torcidas lanço mão de alguns dados, que consegui através de uma comunidade no Orkut, e que busquei as fontes na internet, para iniciar uma reflexão sobre a necessidade de buscarmos uma metodologia confiável sobre o tamanho das torcidas no Brasil. Vamos a eles:
1. Média de público como mandante no Brasileirão 2009 (dez maiores) – 19 jogos
Flamengo | 40.036 |
Atlético/MG | 38761 |
São Paulo | 26.305 |
Fluminense | 22.042 |
Cruzeiro | 21.973 |
Corinthians | 20.213 |
Palmeiras | 18.425 |
Internacional | 18.323 |
Sport | 17.896 |
Grêmio | 17.776 |
Fonte: CBF (http://www.cbf.com.br/php/estatisticas.php?ct=1&cc=39&aa=2009)
2. Comercialização de Pay-per-view em 2009 – base: % sobre pacotes comercializados
Flamengo | 12,6 |
Corinthians | 11,8 |
Palmeiras | 8,9 |
São Paulo | 8,0 |
Internacional | 8,0 |
Grêmio | 7,7 |
Atlético/MG | 7,0 |
Fluminense | 5,8 |
Cruzeiro | 5,7 |
Botafogo | 4,9 |
Fonte: FutebolFinance (http://www.futebolfinance.com/vendas-de-pay-per-view-dos-clubes-brasileiros)
3. Apostas na Timemania em 2009 – Milhares de apostas
Flamengo | 3.823.659 |
Corinthians | 3.282.363 |
Palmeiras | 2.428.271 |
São Paulo | 2.367.273 |
Grêmio | 2.170.660 |
Santos | 2.008.285 |
Internacional | 1.892.596 |
Vasco | 1.796.310 |
Cruzeiro | 1.634.333 |
Botafogo | 1.515.907 |
Fonte: Caixa Econômica Federal (http://www1.caixa.gov.br/loterias/loterias/timemania/colocacao_acumulado_2009.asp)
4. Comercialização de camisas em 2009 – unidades comercializadas
Flamengo | 92.022 |
Corinthians | 87.174 |
Palmeiras | 73.905 |
São Paulo | 70.716 |
Vasco | 63.601 |
Atlético/MG | 63.317 |
Grêmio | 38.917 |
Internacional | 37.321 |
Cruzeiro | 36.918 |
Santos | 22.500 |
Fonte: Blog professor José Costa – Via: jornal valor econômico (http://professorjosecosta.blogspot.com/2010/01/ranking-de-vendas-de-camisas-dos-clubes.html)
5. Comercialização de produtos licenciados via Internet em 2009 – por unidade
Corinthians | 290.000 |
Palmeiras | 220.000 |
Internacional | 160.000 |
Flamengo | 150.000 |
Vasco | 110.000 |
Cruzeiro | 93.000 |
São Paulo | 93.000 |
Grêmio | 90.000 |
Fluminense | 63.000 |
Atlético/MG | 62.000 |
Fonte: Globo.com (http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1315035-9842,00.html)
6. Clubes mais endividados do País em 2009 – Milhões de reais
Fluminense | 319,7 |
Botafogo | 301,0 |
Atlético/MG | 293,4 |
Vasco | 291,0 |
Flamengo | 277,8 |
Santos | 153,5 |
Internacional | 142,9 |
Corinthians | 128,6 |
Grêmio | 126,0 |
São Paulo | 114,1 |
Palmeiras | 102,6 |
Fonte: Agência Brasil (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticias/-/journal_content/56/19523/972926)
Obs: Segundo a Revista Exame (2010) o Palmeiras é o Clube brasileiro com maior patrimônio. Pelo levantamento da revista o Palmeiras tem um patrimônio de R$ 1,421 bi. Sendo que este é composto por: Estádio Palestra Itália e clube social no bairro das Perdizes que ocupa uma área de mais de 100 mil m² (530 milhões); CT na Barra Funda com 55 mil m² (182 milhões); Clube de campo em Parelheiros com 138 mil m² (97 milhões); e, CT Academia de futebol II em Guarulhos com 190mil m² (86 milhões).
O que todos esses números dizem?
Esse números podem não dizer absolutamente nada, mesmo porque alguns dados são puramente econômicos – quais não são? – e podem somente apontar o potencial econômico de um clube de futebol.
Imaginemos uma equipe A que apareça com X torcedores e está à frente da equipe B, na tal pesquisa, mas que a maioria dos entrevistados não freqüentam estádios de futebol. O potencial econômico dessa equipe pode ser alto em relação à comercialização de PPV, venda de camisas etc, mas é baixo em relação à venda de ingressos ou à venda de espaços (propaganda e produtos em seu estádio). Porém, mesmo assim, esses indicadores ainda não nos mostram o número de torcedores de uma equipe.
Por uma metodologia de aferição do tamanho das torcidas
Mas, como eu já disse no início, não creio ser o correto se utilizar a metodologia das pesquisas eleitorais para aferir o número de torcedores de uma equipe de futebol. Elas criam distorções, não tenho dúvidas.
Sem entrar em atrito com torcedor de equipe A ou B, o que faria o Corinthians ganhar terreno em relação ao Flamengo (quase 5%), em um prazo de apenas seis meses, e levando-se em consideração que nesse período o campeão brasileiro foi exatamente a equipe carioca, a não ser um erro metodológico?
Dessa forma inicio aqui – e empresto esse espaço para esse debate – uma discussão acerca da necessidade de se estabelecer uma metodologia estatística séria para se aferir o real tamanho das torcidas de futebol no Brasil.
Minhas primeiras observações
Como sou freqüentador de estádio não acho correto, por exemplo, ‘medir’ o tamanho de uma torcida por critérios estatísticos sem ponderações. Creio que o correto seria ponderar (dar peso diferenciado) para cada entrevistado: se freqüentador de estádio (para mim isso é o torcedor em sua principal essência) o peso desse entrevistado/torcedor tem que ser maior do que daquele que se diz torcedor de um time e nunca – ou quase nunca – comparece a um jogo do tal time de ‘preferência’.
Aquele que segue a equipe, seja o jogo em Manaus ou em Porto Alegre, não poderá ter peso menor que o meu na amostragem, pois eu freqüento arquibancada, mas só nos jogos caseiros. Se o entrevistado A, por exemplo, não freqüenta estádio, mas acompanha religiosamente, mesmo que pela televisão, a sua equipe de preferência, esse deverá ter peso maior do que daquele que se diz torcedor da mesma equipe, mas que nunca – ou nem sempre – assiste aos jogos da equipe. Me fiz entender?
Essas são apenas as primeiras reflexões e conjecturas sobre esse tema aqui nesse espaço. Espero possamos enfrentar juntos a tarefa, para quem sabe, levantarmos o debate e influenciar os estudiosos do tema.
E você, o que pensa sobre isso?
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Em tempo: O Palmeiras, que é o motivo desse blogue existir, é o quinto (5o.) maior vendedor de produtos da Adidas no mundo, ficando atrás apenas para 1° Real Madri; 2° Milan; 3° Chelsea; e, 4° Bayern. Além disso, no Brasil, segundo estudo divulgado pelo Instituto Qualibest, estima-se que o torcedor Palmeirense gaste cerca de R$ 77 todo mês em produtos esportivos, atrás somente do Corinthians – com média de R$ 85 mensais. No mesmo quesito, as mulheres do Palmeiras despontam como as que mais gastam com o time: R$ 95 por mês, ante R$ 67 das flamenguistas e R$ 61 das são-paulinas. (fonte: Direito Esporte Clube).
Tags: Torcida
23/06/2010 às 23:05 |
Também acho que deveria-se criar um critério, e é justo considerar as pessoas que assistem aos jogos em casa, pela TV ou pelo rádio, seja aqui na capital ou em outra cidade e estado, afinal, não é tão simples ir ao estádio mesmo morando em Sampa (ou grande SP, como no meu caso que sou do aBc).
Tomo emprestado todo o conteúdo do seu amigo arquibaldo (e meu, porque não?, amigo dos ótimos textos, leitura obrigatória todos os dias), o Barneschi para ajudar nesse exercicio em um dos critérios que você bem indicou.
Como criar um parametro justo para avaliar média de público no estádio, para poder, dar-se um peso à isso?
Creio que há de se considerar o horário e dia do jogo, o tamanho do estádio, o preço do ingresso, além do próprio jogo em si a, importância do jogo, tá, para você, que assim como eu, sempre vai ao Palestra, isso não existe, mas conta para aumentar a frequência e consequente média de público.
Me parece que somos prejudicados emvários critérios listados, falando da média de publico, é só olhar a tabela desse BR-2010 e ver, quantos domingos à tarde teremos a nosso dispor para ver, um jogo do verdão, além de todo o resto, que, como eu já disse, está no Forza Palestra do Barneschi.
Afinal, uma final no Palestra, vale menos que uma final no mineirão que é bem maior?
E um jogo quinta-feira as 19h com ingresso de 40 mangos, é igual ao de sábado, as 16h com ingresso de 5 merréis?
Para mim, não é, mas confesso que preciso pensar melhor em como definir isso.
Acho ainda, que, se considerarmos tudo o que corre contra, a torcida do Palmeiras é a maior de todas, não que isso me importe, pelo contrário, não ligo, mas, por não ter midia, ser um time estereotipado como imigrante, nós vamos muito bem, e, a julgar pelo tipo de gente que normalmente é Palmeirense, acho que até o mundo ainda tem jeito, pois somos muitos.
Vamos ver, vai ser legal se essa conversa seguir.
Abraço.
23/06/2010 às 23:33 |
24/06/2010 às 12:03 |
Grande Ademir…
Achei sua ideia para achar o tamanho das torcidas bem interessante. Por outro lado, sinto que o final do seu texto foge um pouco do contexto, pois passa a impressão que você quer “qualificar” o torcedor.
Sou um fanático torcedor alviverde, e não me sinto menos palmeirense que outro que tem condições de estar presente em todos os jogos.
Abs