Fora Tirone – atualizado

Eu já escrevi isso aqui sobre a divisão de cotas de TV. Disse, resumidamente, que a fórmula de divisão que estavam propondo criava uma elite baseada em dois clubes e que a competição que é, em última análise, a essência do futebol será comprometida. Uma maioria me entendeu, outros vieram defender o mérito econômico, o negócio, como sendo o principal valor a ser buscado.

Agora, aparentemente, não adianta mais. Como diz o dito popular: ‘a Inês é morta’. Venceu o mérito econômico, perdeu o futebol e a competição, pois os clubes romperam com o C13, boicotaram a licitação (a RedeTV foi a vencedora do certame) e negociaram individualmente com a Rede Globo.

O Palmeiras – a partir desse ponto abandono a defesa do coletivo, e já que preferiram as negociações individuais, também o faço – acaba de assinar contrato também com a Rede Globo de televisão.

Fora o fato dos torcedores terem sido, e continuarão a ser, desrespeitados mais uma vez, pois os horários do futebol estarão por mais quatro anos determinados pelas novelas e os BBB´s, o que me chama a atenção, no caso específico do Palmeiras, é que o presidente do Palmeiras aceitou passivamente que nosso clube fosse rebaixado de patamar, aceitou que recebamos menos que SCCP e Flamengo – as informações variam de 30% a 50%. Há ainda o fato do Palmeiras ter que ‘mendigar’ junto à Rede Globo para que esta fale o nome dos nossos patrocinadores (o nome da nova Arena, inclusive. O que causará, com certeza, perda de receita na hora de negociar com quem quiser nomear o estádio).

Há algumas informações sobre valores na imprensa. O Palmeiras diz que a diferença do que receberemos não é inferior a 5% do que receberão nossos rivais. Outras dão conta de que o patamar é muito maior, chegando a 50% (como eu já disse). Disso se infere que ou nosso presidente aceitou um péssimo contrato e está nos enganando (sócios do Palmeiras e torcedores) ou o presidente do SCCP está a enganar a sua torcida e não recebeu os 103 milhões (em alguns locais chegou-se a cogitar 130) que alardeia.

Pouco me importo com a vida alheia. O SCCP e seu presidente tem todo o direito de negociar e receber os valores que acham serem os justos para o seu clube. O que não aceito, e cobro uma posição do Conselho deliberativo do Palmeiras quanto a isso, é que nosso time receba um valor tão inferior aos pagos aos outros dois clubes (o Flamengo ainda não fechou contrato com a Rede Globo). Isso, os valores inferiores, se baseiam em quê? Lembremos que ao romper com o C13 o presidente do Palmeiras disse que não aceitaria, de forma alguma, receber menos que nenhum clube.

Receber 30% ou 50% a menos que outro clube significa, podem escrever isso, uma hegemonia desses clubes no futebol nacional; significa que eles poderão contratar jogadores de primeira linha, enquanto ficaremos com as sobras; significa que continuaremos com um clube endividado, enquanto nas bandas de lá sobrará dinheiro. A Espanha está ai para nos servir de exemplo.

Provavelmente só saberemos os reais valores que foram pagos pela Rede Globo quando da publicação dos balanços dos clubes (exercício de 2012 – primeiro ano da vigência dos contratos). Daí poderá ser tarde demais.

Cabe ao Conselho Deliberativo, a oposição pelo menos, fazer desde já barulho e tentar barrar esse contrato lesivo aos cofres do Palmeiras. Não sei se há alguma maneira estatutária de se fazer isso, mas há posições políticas que podem ser tomadas. O que não cabe nesse momento é omissão.

Muitos dirão que em contratos há cláusulas de confidencialidade. Eu sei que elas existem, e tenho certeza que há nesse caso, mas o Palmeiras é um clube associativo e os sócios, através de seu conselho ou da assembléia de sócios, tem que ser informados sobre decisões que afetam a vida associativa. Foi assim com Arena, tem que ser assim com o valor a ser recebido para a exploração da imagem do clube.

A torcida, o maior patrimônio do Palmeiras, exige isso. Eu, torcedor e sócio do clube, exijo isso.

Todos os dias farei minha parte, não me omitirei, continuarei aqui e onde me for dada voz, a lutar pelo Palmeiras. Podem me chamar de Quixote, mas não serei omisso.

Por fim, lembro que Mustafá nos rebaixou uma vez, desta feita TIRONE também nos rebaixa!

O que gostaria de saber é se estão levando por fora.

Fora Tirone!

__________________________
Atualização: Quando a patrulha vem de onde você menos espera é chegada a hora de parar… Obrigado a todos que acompanharam esse espaço desde sua criação, passando pela mudança de nomes e chegando até a data de hoje. Fiz vários amigos por conta desse espaço, alguns inimigos também. Mas, valeu a pena. Volto a ser apenas aquilo que sei fazer melhor, torcer. Deixo as opiniões para os ‘especialistas’.

F I M !

Tags: , ,

7 Respostas to “Fora Tirone – atualizado”

  1. marcelo reis Says:

    Espero que volte atrás na sua decisão!

    De qualquer maneira, agradeço desde já os ótimos textos que você nos ofereceu…

  2. hartur fagundes santos de melo Says:

    eu fui o primeiro a falar mas niguem acreditou em mim eu sou um apaixonado pelo palmeiras e fan de luiz gonzaga beluzzo. Agora esse tirone ele é um fanatico torcedor do corinthians muito porque o filho dele pertençe a organizada estopim do time do corinthians eu juro eu vi o tirone no shopping bourbom com seu filho com a camisa da estopim mas isso nao é nada leia a proxima coluna…..

  3. hartur fagundes santos de melo Says:

    pior que um presidente ele quer afundar o time e a imagem do palmeiras ,1°TIRONE rebaixou o palmeiras no direito de transmissao do futebol ganhando menos que cor e flam começa ai. 2°TIRONE fez de tudo para a nossa casa nao sair. 3°TIRONE falou que nao ia gastar nenhum centavo com contratação boa o mesmo que fez o mustafa guando ele derrubou o palmeiras para 2°divisao 4°TIRONE aceitou que o nosso maior rival escolheçe juiz que mais roubou o palmeiras na historia e tambem o estadio do pacaembu onde

  4. Leonam Says:

    Há muitos anos que aquilo ali é uma máfia. Gente vaidosa querendo mandar uns mais que os outros. E, o que é grave, usam o Palmeiras.
    Sim, há uma exceção: Beluzzo.
    Precisa haver uma limpeza drástica e geral. Fora safados !

  5. melo Says:

    FORA TIRONE!!!! MORRE MUSTAFA!!!! VIVA AO PALESTRA!!!!!!!!!!!!!

  6. Lipe Says:

    Fora tirone! vamos nos ergue torcida…lutar contra esses safados.
    vamos escrever em blog, twiter ,orkut derrubar essa diretoria que desonra nosso manto.
    Covardes!!!!!!!!!!!! não fazem nada pelo nosso verdão.

  7. Marcos Says:

    Lamento muito em saber que ainda tem pessoas como essa no meu verdão,gostaria muito que tudo isso mudasse,ainda mais agora sabendo que talvez o Gladiador va para o “Curintia” mas que merda é essa ,vamos expulsar esse Tirone urgente do Palmeiras,e o Frizzo vai de brinde com o pacote.
    esses caras não tem competencia para dirigir o Palmeiras clube campeão,que por ter esse tipo de incompetentes no comando esta se deixando passar por time pequeno sem expressão!

    Fora Tirone o Palmeiras jamais ira precisar de gente como voce

    Orgulho em ser Palmeiras até Morrer!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: